Ingredientes:
- Açúcar q.b.
- Arroz (como medida eu usei uma chávena grande, que leva sensivelmente metade de um pacote de arroz)
- 1 pau de canela
- casca de limão q.b.
- canela q.b.
- sal q.b.
- um pacote de leite creme instantâneo (ainda não experimentei fazer com ovos... é para a próxima)
- 1 l de leite (ou mais... conforme a quantidade de arroz que se faça)
Preparação:
- Coloque num tacho de tamanho médio duas chávenas e meia de água com uma pitada de sal, a casca do limão e o pau de canela. Deixe ferver.
- Quando a água estiver a ferver, deite o arroz. Vá mexendo de vez em quando, para o arroz não se agarrar ao tacho. Se achar que o arroz está a ficar seco, deite-lhe mais um pouco de água e deixe continuar a cozer.
- Quando achar que o arroz está a começar a ficar cozido, comece a deitar o leite e vá mexendo. Não deixe o arroz secar muito (a não ser que goste dele empapado... eu gosto do arroz doce cremoso).
- Acrescente o açúcar já quando o arroz estiver cozido. A quantidade de açúcar é relativa... até porque, quando o arroz está muito quente parece muito doce... e quando arrefece até nem está assim tão doce.
- Retire o tacho do lume e de seguida junte o leite creme dissolvido num bocadinho de leite, e vá mexendo sempre...
- Volte a pôr o arroz ao lume e se achar que deve pôr mais açúcar, deite-lhe mais um pouco.
- Depois de pronto deixe o arroz ainda um bocadinho dentro do tacho se achar que ele ainda tem muito "caldo", para o arroz absorver mais o leite... caso contrário pode colocá-lo em pratos, taças ou travessas.
- Decore com canela a gosto.
Nota: Quem me ensinou a fazer a receita, faz a olho... Assim como eu... Daí as medidas não serem muito especifícas. Também há quem coza o arroz só em leite, mas demora muito mais tempo a cozer.