Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A minha infância sabe a isto...

... mas também sabe a bombocas, pão com tulicreme, pastilhas gorila, gelados eh pá... e tantas outras coisas...  Quando eu era pequena a minha mãe fazia muitas vezes esta tarte... Ainda me lembro como se fosse hoje de a ver a arrefecer em cima do fogão... Assim com os quadradinhos bem feitos (os meus não ficaram muito bem feitos... foi a primeira vez que a fiz). Já há algum tempo que andava para a fazer, experimentei no Sábado. Aqui fica a receita:

Tarte Quadriculada*

Ingredientes:

Massa:
240 gr. de farinha
120 gr. de manteiga ou margarina (a receita não diz, mas experimentei com manteiga à temperatura ambiente... não resultou bem, a massa mesmo depois de descansar no frigorífico, estava muito mole... para a próxima experimento com a manteiga fria). 
30 gr. de açúcar
2 colheres (de sopa) água

Recheio:
500 gr. de maçãs (usei maçã golden... Mais ou menos 5 maçãs não muito grandes, se passar um bocadinho do peso não faz mal)
100 gr. de açúcar
Raspa de casca de limão
Canela q.b. 

Preparação:
Coloque a farinha sobre a pedra da bancada e faça uma cova no centro. Junte o açúcar e a margarina. Trabalhe estes ingredientes em areia. Por fim, junte a água, amasse rapidamente e forme uma bola. Deixe descansar (no frigorífico envolta em película) um pouco (15 minutos ou mais). Entretanto, prepare o recheio: descasque as maçãs, coza-as e reduza-as a puré (deixe arrefecer); junte o açúcar, raspa de limão e uma colher (de chá) de canela.


Estenda a massa com o rolo e forre uma forma (com fundo amovível) de tarte. Encha com o preparado. Com a restante massa corte tiras de 1,5 cm de largura e disponha-as sobre a tarte, formando um quadriculado.
Leve a cozer em forno moderado (a 180 graus) durante cerca de 35 a 40 minutos.  



 


*Receita retirada do livro Doze Meses de Cozinha

Sem comentários:

Enviar um comentário